O Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, recebeu nesta quinta-feira (09) a visita do grupo baiano Jammil e Uma Noites para consolidar a parceria da nova campanha de carnaval de conscientização no trânsito.
Aguinaldo Ribeiro apresentou a campanha com muita satisfação e falou da redução no número de acidentes nas rodovias federais dos últimos feriados. “É com muita alegria que apresento a campanha que a partir de domingo (12) conscientizará a população para o combate ao álcool e direção neste período do carnaval. Dados revelam a redução efetiva de óbitos depois das ações do Ministério das Cidades em relação aos anos anteriores. Foram 44% no Réveillon, 20% durante o Natal e 27% no feriado da Proclamação da República. Espero que esta interação cultural faça parte da nossa rotina, de respeito a vida e ao próximo. Agradeço ao 'Jammil' por participar deste projeto, por ter esta identidade e conversar diretamente com o público, levando a tradição cultural e o sentimento de solidariedade para diversos estados”, esclareceu o Ministro das Cidades.
O foco da campanha, realizada pelo Ministério das Cidades em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, é orientar motoristas e motociclistas a não dirigirem depois de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Trazendo o conceito "Bebida e direção: Pule fora dessa", o objetivo é incentivar as pessoas que consomem bebidas alcoólicas durante as festas a procurar outro meio de voltar para casa, sem ser na direção. Existem inúmeras dicas, tais como: arrumar carona com amigos, ir de ônibus ou táxi. A campanha de trânsito será veiculada na televisão e no rádio do dia 19 ao dia 22, quarta-feira de cinzas.
Os integrantes da Banda Jammil e Uma Noites, Levi Lima e Manno Góes, cuidaram pessoalmente da composição e gravação do Jingle da campanha. “É uma mensagem otimista e informativa com a nossa cara e o espírito de carnaval, com muita responsabilidade. Gravamos com espontaneidade e de forma natural para que pudéssemos cantar nos shows, atingir o público alvo e a mensagem ser recebida. Obrigado por apostarem em nós”, afirmou Manno Góes.
O vocalista Levi Lima ressaltou que o grupo buscou um pouco das festas de Carnaval de outros estados para a composição. “Unimos o Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco para contribuir positivamente e cumprir responsabilidades nas micaretas e trios em todo o país. É uma campanha muito positiva e em contato diretamente com os jovens. Entendemos esta preocupação”, observou.
A ação contou com a parceria de outros grandes nomes da música brasileira, como o grupo Garota Safada e a cantora baiana Preta Gil. Os artistas estão apoiando a atividade, também, por meio de suas redes sociais. Além disso, os parceiros levarão a mensagem para seus trios elétricos durante todo o Carnaval.
O Diretor do Denatran, Júlio Arcoverde, espera que após o lançamento da campanha, continue havendo redução dos óbitos que ocorrem por consequência dos acidentes, assim como ocorreu nos últimos feriados. “A bebida é a principal causa dos acidentes, mas estamos orientando também a população a fazer revisões nos veículos constantemente”, concluiu.
O Ministério das Cidades e o Denatran acreditam que, além de sensibilizar, as ações de comunicação conscientizem a sociedade sobre a necessidade de uma mudança de comportamento em relação ao hábito que alguns motoristas tem de dirigir depois de beber.
Aplicativo ajuda a localizar pontos de táxi
Aplicativo ajuda a localizar pontos de táxi
Durante o encontro, o Ministro Aguinaldo Ribeiro anunciou, em primeira mão, o aplicativo “Onde tem táxi aqui?”, que estará disponível gratuitamente na Apple Store a partir da sexta-feira (17), que antecede o Carnaval. A ferramenta será disponibilizada, inicialmente, somente para o IPhone, mas já está prevista a ampliação do sistema para a plataforma Andróide. A atividade realizada pelo aplicativo consiste em apresentar ao usuário o endereço e o telefone do ponto de táxi mais próximo.
Faça o download do Jingle lançado para o Carnaval.
Fonte:
http://cidades.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1430&catid=37&Itemid=62 - Acesso em 11/02/2012
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