Veja como a educação no trânsito e o uso dos equipamentos ajudam a reduzir acidentes e a construir um trânsito mais pacífico e organizado.
O hábito diário de pedalar é uma forma saudável de deslocamento urbano além de ajudar ao meio ambiente. Mas para que haja equilíbrio no trânsito, o ideal é que as bicicletas e os demais veículos não dividam o mesmo espaço no tráfego.
Outro fator que engrossa as estatísticas é a despreocupação dos ciclistas com a própria segurança. Antes de se arriscar em meio às ruas, saiba que tanto você quanto sua bicicleta devem contar com equipamentos específicos, como luvas, capacete, lanterna, óculos especiais, farol dianteiro e reflexivo.
Conheça seus direitos e deveres
Poucas pessoas que usam uma bicicleta sabem quais são seus direitos e deveres. A mecânica de deslocamento do automóvel é bem diferente da bicicleta. Se você é motorista e não costuma pedalar, saiba que emparelhar com um ciclista, muitas vezes, faz com ele literalmente sinta a morte por perto. E se você usa a bicicleta, deve estar acostumado com alguns motoristas que propositalmente ameaçam os ciclistas com seus carros. É importante que todos entendam que as ruas não são vias exclusivas para os automóveis e que as bicicletas não podem ser punidas com buzinas, aceleradas e fechadas.
Seja responsável no trânsito
Ao ver uma bicicleta na via, mantenha uma distância de pelo menos 1,5 m em relação ao ciclista que se encontra no canto da pista. Não estacione nas ciclovias – assim, você evita acidentes.
Já os ciclistas devem abster ao máximo andar um ao lado do outropara conversar. Assim, evita-se o acúmulo de carros atrás das bikes e eles não o ultrapassarão perigosamente quando poderiam fazê-lo de modo suave. Se quiser fazer passeios lado a lado, procure estradas sem movimento. Não ande sem as mãos, não faça piruetas, não ziguezagueie entre os carros e não corra além dos limites de segurança. E no sinal vermelho, não encoste nos carros.
Fonte:
http://www.proteste.org.br/saude/nc/noticia/ciclistas-devem-priorizar-a-seguranca - Acesso em 01/05/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário