Ex-diretor do departamento de trânsito daquele país conta como diminuiu em 59% o número de vítimas
REDAÇÃO AB
Durante
evento sobre segurança viária realizado recentemente na cidade de São Paulo, o
especialista espanhol em trânsito Ramón
Ledesma Muñiz expôs
as ações adotadas em seu país para redução do número de acidentes fatais. Em
2005 foi implantado o Plano
Estratégico de Segurança Viária da Espanha, com o objetivo
inicial reduzir em 40% o índice de acidentes fatais de trânsito até 2008. No
período de 2005 a 2011, o êxito obtido foi de 59%.
De acordo com
Muñiz, há dez anos a relação de acidentes fatais no trânsito espanhol era de
128 para cada milhão de habitantes ou 5,4 mortes por 100 acidentes. “Estávamos
diante de um problema nacional”, disse o especialista, que pleiteou ações
concretas e integradas do governo quando era diretor-geral adjunto do Departamento
de Trânsito da Espanha, cargo que ocupou entre 2004 e 2012).
Na
época foi criado o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Conselho
Superior de Segurança Viária recebeu mais agentes de trânsito e surgiram várias
campanhas de informação, divididas por tipos de risco. Houve reformulação do
modelo de habilitação, desenvolvimento de planos municipais de segurança
viária, implantação de dispositivos tecnológicos de vigilância e o investimento
de € 8 milhões na divulgação nos meios de comunicação. Juntas, essas ações
reduziram as infrações e as causas dos acidentes de trânsito entre 2001 e 2011.
Nesse
período, a autuação de condutores alcoolizados caiu de 5% para 1,8%, as multas
por excesso de velocidade diminuíram de 6% para 0,6% e a adesão ao uso do cinto
de segurança pelos motoristas cresceu de 79% para 97%. Segundo Muñiz, em 2010 a
Espanha registrou 54 acidentes fatais de trânsito por milhão de habitantes,
aproximando-se dos índices da Finlândia (50 por milhão) e Dinamarca (48 por
milhão).
AÇÕES
PARA MOTOS E BICICLETAS
Entre
2007 e 2008, para desenvolver um plano específico para os motociclistas, o
governo espanhol considerou que deveria evitar a busca de culpados e
concentrar-se em reduzir os acidentes. Assim, investiu-se na preparação desses
condutores para pilotar de maneira segura com modificações no processo de
habilitação, exercícios de pilotagem defensiva e exame realizado em via
pública, além da prova teórica e em circuito fechado.
Em
outra frente foi melhorada a infraestrutura viária, inclusive com pistas mais
aderentes para os pneus de moto. Como resultado, entre 2007 e 2011, mesmo com o
aumento da frota de motocicletas, os acidentes fatais com seus condutores
caíram 47%. “Foi um plano para os motociclistas e não contra eles”, ressaltou
Muñiz. Para os ciclistas, os espanhóis fomentaram o uso da bicicleta nas
regiões centrais das cidades e sua circulação sobre calçadas. Nas vias de
sentido único, com circulação de bicicletas, a velocidade máxima para todos os
veículos foi limitada a 30 km/h.
Muñiz é advogado e
esteve em São Paulo a convite da Abraciclo, associação que reúne fabricantes de
motos e bicicletas. Ele foi um dos palestrantes do 4º Fórum Abraciclo –
Mobilidade e Segurança em Duas Rodas.
Fonte:
http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/17072/espanha-ensina-como-reduzir-acidentes - Acesso em 23/05/2013
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