Há 24 anos, começou a funcionar a primeira lombada eletrônica do
mundo, no bairro Xaxim, em Curitiba, no Paraná. O dispositivo,
desenvolvido pela empresa paranaense Perkons, trouxe um novo conceito
para medidor de velocidade: o de comunicação com o usuário. O
equipamento mostra imediatamente ao motorista se ele está dentro dos
limites de velocidade regulamentados para o trecho da via onde está
instalado.
Hoje já são mais de 2.500 unidades em todo o território nacional. No
ano passado, esses equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito
monitoraram quase 4 bilhões
de veículos e promoveram índice de respeito à velocidade nos trechos
fiscalizados de 99,93%, contribuindo para a segurança no trânsito e
redução dos acidentes.
Em 2004, um estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais
(Ibmec-Rio) mostrou que a instalação de lombadas eletrônicas evitou
1.061 mortes e 12.370 acidentes. Com isso, calcula-se que cada
equipamento evita três mortes e 34 acidentes por ano. Baseado nesse
estudo, estima-se que ao longo desses anos de atuação teriam sido
poupadas cerca de 70.000 vidas.
“Sem dúvida, a invenção da lombada eletrônica, foi um dos principais
suportes de um novo movimento pela segurança no trânsito no Brasil.
Assim como o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização eletrônica tem um papel fundamental tanto na melhoria do sistema de segurança como na promoção do comportamento seguro no trânsito”, comenta J. Pedro Corrêa, consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito.
Estudos mostram ainda que, um ano após a instalação de lombadas
eletrônicas em vias municipais e rodovias, o número de infrações
registradas pelos equipamentos diminui em média 70%. Esse comportamento
se repete em todos os pontos em que o equipamento é instalado, seja uma
via urbana ou rodovia. Depois de um ano, em média, o número de infrações
estabiliza.
Nesses quase 25 anos, foram adotados novos recursos para melhoria da
qualidade da imagem e precisão desses dispositivos eletrônicos. O
display hoje conta com iluminação de LED. A câmera capta imagens de
qualidade e coloridas. O dispositivo possui vários modelos e o design
foi alterado para melhorar a visibilidade. Houve também a integração de
outras funcionalidades. As lombadas podem capturar vários tipos de
infração como ultrapassagem em local proibido, transitar com veículo em
situação irregular e em horário e local não permitido (rodízio e
restrição de caminhões) e contramão de direção.
A invenção da Perkons rendeu algumas premiações para a empresa como:
Prêmio Destaque Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do
Paraná (FIEP) e o VIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, promovido
pela Volvo do Brasil. A lombada eletrônica também está entre as
inovações destacadas no livro 101 Inovações Brasileiras, lançado em
dezembro de 2008, pelo Monitor Group, empresa global de serviços de
assessoria de gestão, em parceria com a revista Exame.
Fonte: http://pvst.com.br/2016/09/1998 - Acesso em 05/10/2016
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