16 de jul. de 2013

Aula de Educação para o Trânsito contextualizada com o livro didático “Saber Matemática, Ed. FTD – 4º Ano” – unidade 5

Plano de Aula de Educação para o Trânsito, com sugestões de atividades contextualizadas com o livro didático “Saber Matemática, Ed. FTD – 4º Ano” – unidade 5.

Disciplina: Matemática
Turma: 4º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:
- Estimular o uso das faixas de pedestres;
- Demonstrar a importância das sinalizações de trânsito;
- Revisar as subtrações com números naturais.
- Identificar os polígonos.

Conteúdos:
·         Subtração de números naturais
·         Polígonos
·         Atitudes seguras e corretas, ao transitar.

 Estratégia:

- Aula baseada nos textos e atividades constantes no livro Saber Matemática – 4º Ano - Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim - Editora FTD, unidade 5.

- Resolução das atividades sugeridas na 1ª questão. (Professor(a), solicitar aos alunos que terminarem
para manter segredo sobre a frase oculta).

- Correção e comentários sobre a importância da mensagem da frase oculta, da 1ª questão.

- Resolução das atividades sugeridas na 2ª questão.

- Correção e comentário sobre a necessidade e respeito às sinalizações. (Professor(a), sugerimos que peça aos alunos que pesquisem e tragam outras sinalizações de trânsito para compartilhar com o grupo).

1.    Observe o quadro abaixo, faça os cálculos e descubra a frase oculta.



Resposta: Atravesse a rua sempre na faixa de pedestres.

2.   Pesquise o significado das sinalizações de trânsito, assinale quais delas lembram polígonos e diga por que devem ser respeitadas.

O respeito às sinalizações de trânsito é imprescindível,  elas contribuem para a fluidez e a segurança nas vias. O desrespeito pode provocar graves acidentes.

 Autoria de Irene Rios
Consultora de Educação para o Trânsito

Um comentário:

  1. Sempre visito para obter novas sugestões são excelentes .Obrigada Profª Irene Rios.

    ResponderExcluir