A sonolência ao volante é considerada uma das principais causas de acidentes no trânsito brasileiro.
Sensação de olhos pesados, bocejos constantes e falta de concentração. Quando esses (e outros) sintomas aparecem, é sinal de que o sono chegou e você precisa descansar. E acredite: ninguém pode com ele! No Brasil, cerca de 20% dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que dormem ao volante. Por isso, ao constatar qualquer sinal de fadiga, não existe outra recomendação a não ser encostar o veículo e descansar. Tomar um cafezinho, aumentar o volume do rádio ou abrir as janelas do automóvel são apenas soluções paliativas que só reduzem sua segurança nas pistas.
Não durma no ponto!
Confira os principais indicativos de que o motorista precisa descansar:
- Sensação de olhos pesados e frequência ao piscar.
- Falta de concentração e diminuição dos reflexos.
- Passar em sinais vermelhos ou perder saídas em estradas.
- Invadir a pista contrária.
- Dificuldade em manter a cabeça levantada.
- Irritação.
Quando isso acontece, é recomendado ao motorista estacionar o carro e descansar. Para sua segurança, procure um lugar bem movimentado, como um restaurante ou posto de gasolina. Caso não tenha ninguém para revezar a direção com você, tire um cochilo de15 a30 minutos.
Sempre alerta!
Saiba como se preparar para uma viagem longa e afastar o problema da sonolência:
- Se estiver tomando medicamentos controlados, não dirija!
- Descanse bem no dia anterior e evite o consumo de bebidas alcoólicas. O recomendando é que o motorista tenha entre sete e oito horas de sono.
- Procure não guiar logo depois do almoço e entre 3h30 e 5h30. Esses são os principais horários em que o nosso corpo relaxa.
- Caso seja possível, tenha sempre um acompanhante para revezar a direção. Além disso, os passageiros ajudam os motoristas a ficarem mais alertas.
- Procure parar a cada duas horas. Saia do carro, estique o corpo e tome bastante água.
- Durante a viagem, não consuma alimentos pesados e gordurosos. Com a digestão lenta, é comum a sensação de fadiga.
- Mantenha o carro bem ventilado.
- Aposte em músicas animadas.
- Nunca dirija por mais de nove horas seguidas ou se estiver mais de 19 horas acordada.
Tecnologia a favor da vida
Pegar o carro com sono é tão perigoso quanto dirigir bêbado. Segundo especialistas, os reflexos ficam comprometidos, como se tivéssemos tomado seis latas de cerveja ou três taças de vinho. Para afastar esse perigo, muitos automóveis de última geração vêm com o chamado “detector de fadiga”, que analisam os movimentos dos olhos e identificam sinais de cansaço. Nesse caso, um sinal sonoro é disparado, solicitando que o motorista descanse. Se a solicitação não for respeitada, um alarme é disparado.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário