Nesta série os alunos possuem idade entre 13 e 15 anos, estão na transição entre a infância e a idade adulta, fase em que muitos se consideram feios e inferiores. É importante trabalhar a auto-estima deles, precisam se sentir capazes e valorizados.
Após estarem com a auto-estima elevada, faz-se uma ponte com o valor da vida, sobre o que realmente é importante para uma vida feliz, fazendo-os refletir sobre a fragilidade do corpo e os riscos no trânsito, alertando-os que são os únicos responsáveis pelos seus atos e por sua vida. Além desses temas é importante enfatizar sobre os cuidados direitos e deveres do pedestre e do ciclista, sobre os cuidados dos passageiros, os efeitos do álcool no organismo, respeito, cooperação, tolerância e outros.
É preciso buscar alternativas que desperte o interesse deles, vídeos, música... É importante também sair das imagens da tela e do ambiente de sala de aula, fazendo-os ver de perto os problemas do trânsito, dando-lhes oportunidade de produzir e buscar soluções. Essa é uma ótima estratégia de provocar a reflexão. A gincana de trânsito é úma boa opção de colocar essa idéia em prática.
Visando a continuidade do trabalho educativo, é importante fazer palestra com os professores a fim de sensibilizá-los sobre a necessidade de trabalhar o tema e oferecendo modelos de atividades transversais de trânsito, envolvendo as diversas disciplinas curriculares.
Irene Rios da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário