Irene Rios da Silva
Fiz uma pesquisa com 46 adolescentes. Ofereci duas opções de atividades de interpretação de texto, uma com atividades dissertativas e outra com atividades lúdicas (passatempos). O resultado da pesquisa comprovou que 65,21 % dos alunos preferem exercícios lúdicos.
O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se continuasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. Hoje lúdico é muito mais, é uma ferramenta para a aprendizagem. O lúdico é associado ao sentimento de prazer, do prazer em se fazer, realizar algo, do gostar de fazer, da alegria, do contentamento. Um prazer que está ligado ao interesse do aluno, pois a atividade será aceita ou não por ele se for interessante e estiver adequada ao seu desenvolvimento intelectual.
O jogo e a brincadeira são atividades naturais da criança. É necessário criar propostas educativas sobre estas atividades naturais. Se preferimos atividade lúdicas. Se os adolescentes preferem atividades lúdicas... O que dizer das crianças? É preciso combinar prazer com aprendizagem e tornar a sala de aula um espaço tão agradável quanto o recreio.
A MÚSICA
A música é uma ferramenta lúdica, muito importante para o desenvolvimento do conhecimento. É estimulante, relaxante e educativa. Ela exerce grande influência nas emoções dos seres vivos. Em uma experiência feita com plantas, descrita por Tame (1984), foram expostos gerâneos aos concertos de Brandenburgo e gerãneos sem nenhum som ambiente. Os que estavam expostos à música cresceram mais depressa que os que não tinham nenhum tipo de som. Se a música provoca este efeito nas plantas imagina no homem. Zagury (2004) perguntou a 943 adolescentes como gastam seu tempo livre. Deviam indicar quatro das oito opções sugeridas por ela. Através de sua pesquisa foi constatado que a música é uma das atividades preferidas entre os adolescentes. 72,9% assinalaram a música entre as quatro atividades realizadas no tempo livre.
Temos que aproveitar este interesse dos adolescentes para construir o conhecimento. As letras de músicas são umas excelentes ferramentas de aprendizagem. A partir delas é possível inserir mensagens e desenvolver atividades sobre diversos temas.
Referência:
Oi Irene, boa noite!
ResponderExcluirMe chamo Brenna Caroline, sou estudante do 5º bloco do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Estou pretendendo desenvolver meu TCC sobre a utilização dos recursos lúdicos na educação para o trânsito nas séries inicias. Gostei muito do seu blog e acredito que ele será de grande importância para eu obter informações nessa área. Parabéns pelo trabalho!
Boa Noite Brenna,
ResponderExcluirFico feliz pela sua pesquisa na área de Educação para o Trânsito. Agradeço seu incentivo ao meu trabalho. Fique à vontade para usar os textos do blog.
Oi Irene,Boa noite! Me chamo Inês,estou na sua comunidade do orkut... sou professora e instrutora de CFC em MG,trabalho com alunos do 5ºano do ensino fundamental,estou pretendo realizar um projeto de trânsito na escola,mas gostaria q vc pudesse colaborar com seu apoio, caso vc possa me orientar com materiais didáticos ou outras fontes de pesquisa.
ResponderExcluirAtenciosamente
Antecipo agradecimentos. Parabéns pela sua dedicação e seu trabalho.
Oi Inês, boa tarde! Sou o inspetor Meirelles, conhecido por usar a gentileza com ferramenta de trabalho no trânsito, digite no google inspetor meirelles e verás o meu trabalho. Caso queira saber mais o meu email inspetormeirelles@hotmail.com ou me ligue 27 99872-5674 (vivo). Grande abraço. Desculpe-me por usar a tua conversa com a Irene.
ExcluirOi Irene,
ResponderExcluirquero que saiba que fico emocionada com as suas postagens de educação para o trânsito, adoro seu trabalho, estou sempre lendo e pesquisando suas postagens... eu trabalho na CIRETRAN da minha cidade e gostaria de me especializar na área de educação no trânsito