Respeito às regas de trânsito
_ Vamos colocar o cinto, estamos chegando na polícia rodoviária. Não quero levar outra multa.
As leis de trânsito e toda a sinalização não foram criadas à toa. Antes da implementação, são realizados diversos estudos por especialistas. As principais finalidades dessas regras são a fluidez e a segurança no trânsito.
Esse respeito deve ser praticado para a garantia e promoção da segurança no trânsito e não apenas para escapar da multa.
Respeito aos limites do corpo
- Não sei por que essa “Lei Seca”, posso beber a vontade que to sempre bom pra dirigir.
- O Vadinho também falava isso e agora tá numa cadeira de rodas.
- O Vadinho é mais mole. Eu sou forte, comigo isso nunca vai acontecer.
Muitos motoristas se consideram “super-heróis”, ou seja, pensam que podem dirigir alcoolizados, ou que podem pegar a direção do veículo estando com sono que nada vai acontecer. Estão convictos que a violência viária só acontece com os outros.
Não existe super-herói, nosso corpo tem limites que precisam ser respeitados. Todas as pessoas que bebem ficam com falta de concentração, de visão e de reflexo, entre outros sintomas. Umas são mais sensíveis, outras menos, mas o efeito do álcool no organismo é evidente. Esse efeito não passa com cafezinho, nem com banho frio, apenas o tempo será capaz de eliminar o álcool do organismo.
Se não dormirmos o suficiente (em média 8 horas por noite), nosso organismo apresentará grandes alterações na atenção, na concentração e no tempo de reação. Os condutores precisam do horário de sono regular.
Respeito às condições adversas da luz e do tempo
As condições adversas são situações desfavoráveis que podem provocar uma violência viária. Respeitar as condições adversas é uma atitude de segurança e prevenção. Não podemos dirigir da mesma forma quando o tempo está ensolarado, ou chuvoso, por exemplo.
Excesso ou falta de luz
A luz natural ou artificial atua como condição adversa quando o seu excesso ou a sua falta dificultam a visibilidade necessária para o desempenho seguro na direção.
Nestas condições é necessário:
- Ligar os faróis baixos, desde o pôr-do-sol até o amanhecer, mesmo em vias com iluminação publica.
- Ao dirigir após o pôr-do-sol, Diminuir a velocidade e redobrar a atenção.
- Em estradas mal iluminadas, fixar o olhar pista de acostamento, faixas de sinalização, placas, olhos de gato, placas, entre outros.
- Evitar olhar para os faróis de veículos em sentido contrário. Olhar para a direita, nos pontos da via que sirvam de orientação, tais como os “olhos de gato” e a faixa de acostamento.
- Se tiver dificuldade de enxergar à noite, não dirigir.
- Ao entrar e sair de túneis, acender os faróis baixos e diminuir a velocidade, dando um tempo para os olhos se acostumarem à nova luminosidade.
- Para proteger os olhos do sol, usar óculos escuros e a pala de proteção do veículo.
Chuva
Quando chove a pista fica muito escorregadia, dificultando a frenagem segura.
Nestes dias são necessárias as seguintes ações defensivas:
- Acionar imediatamente o limpador de pára-brisas.
- Aumentar a distância com relação ao veículo da frente.
- Acionar a ventilação interna, para evitar o embaçamento e abrir “dois dedos” dos vidros laterais. Se a chuva estiver muito forte, estacionar o veículo e passar um anti-embaçante líquido.
- Frear suavemente em pista molhada para evitar a derrapagem e o travamento de rodas.
- Acender os faróis baixos, durante o dia.
- Se a chuva estiver impedindo a visibilidade segura, procurar um local seguro e estacionar o veículo. Só parar no acostamento em caso de emergência, com as lanterna acesas.
- Evitar ultrapassagens em chuva forte. Caso precise realmente fazer tomar o máximo de cuidado, o veículo que vai à frente pode levantar uma nuvem de água contraseu veículo.
Ventos fortes
Ventos laterais fortes provocam a desestabilização do veículo, principalmente em alta velocidade. Quanto maior a velocidade do veículo, mais leve ele fica. É nessa situação que o veículo começa a balançar, podendo até se desgovernar.
Quando há ventos fortes, é necessário tomar os seguintes cuidados:
- Reduzir da velocidade
- Segurar o volante com firmeza e ficar atento às necessidades desvio, devido às lufadas de ar.
- Deixar os vidros abertos para evitar a ação do vento.
Cerração e Neblina
A neblina e a cerração são fatores de risco para a circulação de veículos. Se houver neblina ou cerração, devem ser tomados os seguintes cuidados:
- Redução da velocidade.
- Usar as lanternas e as setas para alertar os outros motoristas.
- Acender os faróis baixos para evitar o ofuscamento dos outros motoristas e enxergar melhor a pista.
- Usar os faróis dos veículos em sentido oposto como referência, mas não olhar de frente.
- Usar a sinalização da pista e os olhos de gato como apoios visuais. Mas, quando não existe sinalização, acompanhar a faixa de acostamento.
- Nunca ultrapassar.
- Aumentar a distância do veículo da frente e sinalizar cada movimento que fizer.
- Ligar o limpador de pára-brisas.
- Se estiver muito forte e não existir outra opção, parar no acostamento e aguardar até que ela diminua, tomando o cuidado de ligar o pisca-alerta.
Respeito os outros
O trânsito é um espaço democrático, onde não há distinção de classe social, raça, idade, cultura. Todos têm os mesmos direitos e deveres, todos também correm o mesmo risco. No entanto, no dia-a-dia presenciamos, principalmente entre os condutores, várias manifestações de preconceito. Um deles é o preconceito contra a mulher motorista.
Frases do tipo “Mulher no volante perigo constante”, “Só podia ser uma mulher para fazer essa barbeiragem”, são ofensivas e sem argumentação. Opiniões de pessoas preconceituosas que ignoram as estatísticas.
Com base no anuário estatístico do DENATRAN - RENAEST 2008, pode-se afirmar que em cada 20 veículos que circulam nas vias, apenas 6 são conduzidos por mulheres.
De cada 20 motoristas que se envolveram em acidentes de trânsito, em 2008, em média, 17 foram homens e 3 foram mulheres.
De cada 20 vítimas fatais por causa da violência no trânsito, 17 em média, foram do sexo masculino e 3 do sexo feminino.
De cada 20 feridos nas estradas, em 2008, em média 15 foram homens e 5 foram mulheres. Vale lembrar que muitas mulheres são vítimas da violência no trânsito por que são passageiras em veículos conduzidos por homens.
“Perguntas que não querem calar”:
- Por que as mulheres são consideradas um perigo no trânsito?
- Qual a argumentação para essa acusação?
- É mais seguro ir de carona com os homens ou com as mulheres?
É perceptível também o preconceito contra os idosos e os motoristas aprendizes. É importante reconhecer a falta de experiência do motorista jovem. A falta de agilidade do motorista idoso. Temos que aceitar essas diferenças, elas fazem parte do contexto do trânsito, todos os motoristas já foram aprendizes e todos ficarão idosos e também terão menos agilidade ao transitar.
Respeitar os outras significa também respeitar o espaço dos outros. Na época dos “Mamonas Assassinas”, eu tinha um vizinho que adorava eles, ouvia o dia todo o CD do grupo, era “roda, roda, roda, vira, vira, vira”, “o robô kop gay”, “você me deixa doidão”, eu sabia todas as letras, pois ele colocava o som com uma altura que todos os seus vizinhos tinham que participar sob pressão do seu prazer. Ocupava o meu silêncio, não podia ler, nem ver TV e escolhia, sem me consultar, o repertório musical que eu ia ouvir.
Essa falta de respeito ao espaço público e privado continua lá no trânsito. É rotina vermos motoristas que circulam no acostamento, ciclistas que pedalam nas calçadas, pedestres que andam na ciclovia.
Irene Rios
oi
ResponderExcluirMuito bom esse texto. Em citando a fonte, gostaria de saber se posso utilizá-lo para preparar algumas aulas.
ResponderExcluirEste texto pode ser usados nas aulas.
ResponderExcluirOla Irene rios é um prazer poder ter contato com você sou jairo Coelho da cidade de São joao da Boa Vista e estou produzindo um jornal Informativod eprevenção sobr eo tranzito. com varios assusntos sobre o veiculo manunteção cuidados assuntos relacionados ao transito, gostaria de receebr alguns materiais seus e tambem saber como podemos fazer para realizar um dia ou semana de palestra sobre trabsito aqui na cidade , tenho ascesseo com aprefeitura Polici militar associação comercial, preciso deuma dica para reealizarmos este evento aqui na cidade que hoje conta com maius de 100.000 mil habiutabntes enbor ao cenço diz que tem so 80.000 mas so de carro tm uma frota bem grand ecirculandoe todos os dias acontecem acidentes alguns que poderia ser evitados, meu telefone é (19) 3056-2537
ResponderExcluirmeu endereço Jairo Coelho- Jornal Educa Tranzito -Rua Monteiro Lobato 2409 Jardim Oriental São João da Boa Vista SP cep 13870-675