Defesa de Dissertação de Mestrado de Irene Rios
Irene Rios, Prof.ª Dr.ª Carla Carvalho e Prof. Dr. Silvio Serafim da Luz Filho.
Prof.ª Dr.ª Adair de Aguiar Neitzel, diretamente da França.
RESUMO
Este é um estudo
desenvolvido no grupo de pesquisa Cultura,
Escola e Educação Criadora, da linha Cultura, Tecnologia e
Processos de Aprendizagem do Programa de Mestrado em Educação da
Universidade do Vale do Itajaí. Esta pesquisa tem como
meta identificar a percepção sensível de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA),
frequentadores do Núcleo
Avançado de Ensino Supletivo (NAES) de Tijucas (SC), relacionada a quatro campanhas educativas para o
trânsito, promovidas pelo Ministério das Cidades, em parceria com o Denatran,
veiculadas nos meios de comunicação em 2011 e 2012. Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, em uma perspectiva aproximada do método hermenêutico. A partir da argumentação de pesquisadores como Duarte Jr. (2001), Maffesoli (1998), Schiller (1995), Matta (2010), Kanki (1995), dentre outros, são discutidos os benefícios da educação sensível para a aprendizagem de atitudes coerentes
em prol da segurança viária. As campanhas investigadas
foram caracterizadas e classificadas e
os dados
sobre a percepção sensível dos sujeitos da pesquisa foram coletados por
meio de questionários contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados permitem mencionar que as campanhas de educação para o
trânsito, que fizeram parte desta pesquisa, proporcionaram diversas percepções
sensíveis nos sujeitos. Nas
respostas relacionadas às quatro campanhas exibidas, há dados que comprovam que
as mensagens foram percebidas e que as atitudes incoerentes no trânsito foram
criticadas pelos sujeitos. As percepções sensíveis que mais comoveram foram: a
morte, principalmente a da criança, a ruptura de um momento de alegria e o sofrimento
dos familiares das vítimas. As campanhas provocaram reflexões sobre: o
sofrimento das vítimas de trânsito, os riscos relacionados à mistura de álcool
e direção, o uso da motocicleta e a importância da vida. No decorrer do texto, é citada a falta de sensibilidade no trânsito e a
consequência disso para a sociedade. A educação dos sentidos é defendida,
assim, como uma possibilidade para práticas e atitudes mais seguras e mais
éticas no trânsito, sendo as campanhas educativas para o trânsito acompanhadas
por projetos educativos em escolas e universidades parte importante desse
processo.
Palavras-chave: Percepções sensíveis. Educação para o
trânsito. Campanhas educativas para o trânsito. Educação para o Sensível.
Compartilho algumas considerações da Prof.ª Dr.ª Adair de Aguiar Neitzel, que me deixaram muito feliz:
"Normalmente o pesquisador está sem fôlego quando vai escrever as considerações finais e ele não consegue retornar aos objetivos, olhar para a questão problema e buscar responde-la. Com você, isto não aconteceu. Você vai direto ao ponto e responde a questão a que se propôs. Mais que isto: infere sobre as variáveis que podem ter interferido na coleta de dados. Muito bem, Irene. Você se revelou uma competência para a pesquisa."
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