18 de dez. de 2011

Projeto educação para o trânsito


TEMA

A criança no trânsito

CLEIDE TOLENTINO GONÇALVES DA SILVA


Justificativa


Observando a inexistência de faixa de pedestre no entorno da escola, julguei importante orientar os alunos quanto à travessia das ruas no horário de entrada e saída da escola.

A proposta do projeto é fomentar os alunos a construírem conhecimentos significativos acerca de dúvidas e incertezas sobre o trânsito, tendo como público alvo os alunos do 1°ano do ensino fundamental.

Objetivos
 
-incentivar reflexões educativas utilizando rodas de conversa acerca do que os alunos pensam sobre o trânsito.

- perceber a importância da faixa de segurança, semáforos, placas de sinalização e aplicar os conhecimentos no cotidiano.

-identificar situações de riscos e refletir sobre métodos de prevenção.

-Fazer com que a educação para o trânsito faça parte do cotidiano do aluno, com o objetivo de melhorar atuais atitudes e preservando a vida.

Duração do projeto:
15 dias.

Produto final: circuito interativo sobre o trânsito.

Desenvolvimento e metodologia


Iniciamos o projeto com uma roda de conversa fazendo levantamentos sobre os conhecimentos acerca do trânsito e como agir nele.

Mostrei a foto de um semáforo, falei sobre o significado das cores, sua importância e necessidade, interagindo com a turma a todo o momento, sanando dúvidas e valorizando comentários pertinentes ao assunto.
 
Em duplas confeccionaram cartazes com as placas que vemos com mais freqüência como,proibido estacionar, curva à direita e à esquerda, proibido ultrapassar, passagem de pedestre, etc.
 
Levei três caixas de TV grande que consegui com a comunidade local e confeccionamos com elas carros simulando os verdadeiros.
 
Num dia pré estabelecido fomos a quadra da escola e confeccionamos um circuito no chão utilizando giz para esse fim e fixamos em cabos de vassouras as placas que os alunos confeccionaram em sala.
 
Em sala de aula distribuímos as funções que cada um iria ter no circuito ( motoristas, pedestres, alguém para manusear o semáforo).
 
Os alunos adoraram praticar o circuito e iam construindo uma novo postura a partir dos erros que aconteciam, eles mesmos resolveram os conflitos que apareciam.
 
No dia seguinte convidamos outras salas para assistirem a apresentação e participarem do circuito aonde os alunos iam orientados os convidados em suas ações.
 
Para finalizar, depois de todo esse trabalho lúdico, simulamos a saída da escola, focando a necessidade de melhoria referente a atenção dos alunos quanto a travessia da rua, que se encontra com um grande fluxo de carros.Nesse momento eles foram desenvolvendo soluções para os erros mais freqüentes praticados por eles. - fazer a travessia em grupos.
- olhar para os dois lados.
-não se distrair ao fazer a travessia.
- alertar as pessoas sobre a maneira correta de se atravessar.

Avaliação

A avaliação se deu em todo o momento do projeto, se houve envolvimento ou não dos aluno, a participação com questionamentos, confecção ,dos cartazes e assessoria futura que deram aos outros alunos da escola. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário