Segundo os preceitos da direção defensiva, a previsão ocorre simultaneamente com a atenção. Enquanto o condutor observa tudo com atenção, seu cérebro prevê e antecipa possíveis acontecimentos, agindo prontamente, sem ser tomado de surpresa.
São muitos os exemplos que podem ilustrar as previsões. Veja alguns, começando pelos mais óbvios.
Criança
O condutor está dirigindo e VÊ uma bola rolando pela via: imediatamente PREVÊ que uma criança distraída venha logo correndo atrás da bola.
Ponto de ônibus
Ao passar por um ponto de parada, VÊ um ônibus desembarcando passageiros: ele PREVÊ que algum passageiro distraído tentará atravessar a rua, saindo repentinamente de trás do ônibus.
Veículos estacionados
Dirigindo pela via, você passa por alguns veículos estacionados e VÊ que alguns deles têm pessoas dentro e PREVÊ que alguém possa tentar desembarcar, abrindo subitamente a porta do veículo.
Saída de garagem
Logo adiante, VÊ um veículo saindo de uma residência, cujo motorista está olhando para outro lado: PREVÊ que ele poderá entrar na via perigosamente, porque não notou a sua presença.
Ciclista
O condutor VENDO que está na iminência de ultrapassar um ciclista, PREVÊ um possível movimento lateral brusco, comum entre os ciclistas.
Carro em ziguezague
Você VÊ que o carro à frente está com um comportamento estranho, do tipo ziguezague. É fácil PREVER que aquele motorista está desatento ou com problemas.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário