8 de out. de 2025

CURSO: Linguagens Criativas na Educação para o Trânsito - Com Irene Rios


1. Identificação

Título: Linguagens Criativas na Educação para o Trânsito
Carga horária: 16 horas/aula
Modalidade: Oficina teórico-prática (presencial)
Público-alvo: Professores da Educação Básica, educadores de Detrans e órgãos públicos e demais interessados no tema.
Formato: 4 blocos de 4 horas/aula cada
Número ideal de participantes: até 30 pessoas

2. Objetivo Geral

Capacitar educadores para utilizar linguagens artísticas e criativas na Educação para o Trânsito, desenvolvendo práticas pedagógicas que favoreçam a percepção de risco no trânsito, a reflexão, a empatia e a adoção de atitudes seguras nas vias.

3. Objetivos Específicos

  • Reconhecer as diferentes linguagens expressivas como instrumentos pedagógicos.

  • Aplicar estratégias criativas de ensino sobre segurança, empatia e cidadania no trânsito.

  • Produzir materiais educativos integrando arte, música, literatura e tecnologia.

  • Planejar ações transversais que relacionem o trânsito aos conteúdos curriculares.

4. Metodologia

O curso será desenvolvido de forma vivencial e participativa, com uso de metodologias ativas:

  • Aprendizagem baseada em problemass;

  • Aprendizagem baseada em projetos;

  • Storytelling (narrativas educativas);

  • Aprendizagem entre pares;

  • Produção artística colaborativa;

  • Gamificação e dinâmicas de grupo.

As atividades envolverão música, poesia, dramatização, escrita criativa e produção digital, sempre conectadas aos valores e comportamentos seguros no trânsito.

5. Programa

Bloco 1 – A Arte de Educar para o Trânsito

  • O trânsito como tema transversal e expressão social.

  • Linguagens artísticas e seus potenciais educativos.

  • O papel do professor como mediador criativo.

Bloco 2 – Música, Poesia e Narrativas que Educam

  • O poder das palavras: poema, paródia e cordel.

  • A música como recurso didático e emocional.

  • Histórias e personagens como mediadores da aprendizagem.

Bloco 3 – Teatro, Quadrinhos e Expressão Visual

  • Linguagens dramáticas e visuais aplicadas ao trânsito.

  • Técnicas de dramatização e produção de tirinhas.

  • Diálogo, humor e emoção como estratégias de ensino.

Bloco 4 – Projetos Criativos e Integração Curricular

  • Integração entre linguagens criativas e BNCC.

  • Planejamento de projetos de educação para o trânsito.

  • Avaliação e registro das experiências criativas.


Forme uma Turma em sua Cidade!

Contato: (48) 98496 1702 
Instituto Ousar

Material produzido com auxílio da IA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário