Objetivo:
Público-alvo:
Estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, bem como o público em geral, especialmente pedestres urbanos que enfrentam o cotidiano apressado das cidades.
1. Leitura e compreensão:
a) O que a personagem pensa no primeiro quadro?
b) Qual é o perigo que ela enfrenta ao tentar atravessar a rua correndo?
c) O que faz a personagem mudar de atitude?
d) Qual é a mensagem que ela transmite no último quadro?
e) O que representa o laço amarelo na camiseta da personagem?
2. Interpretação crítica:
a) Você já presenciou ou vivenciou uma situação parecida com a da tirinha? Como foi?
b) Por que muitas pessoas atravessam a rua mesmo quando o sinal está vermelho para pedestres?
c) O que significa a frase: "Desacelere. Seu bem maior é a vida."?
d) Que valores são trabalhados na tirinha? (ex: empatia, paciência, respeito...)
e) Como essa tirinha se relaciona com o trânsito da sua cidade?
3. Produção textual:
Escreva um pequeno parágrafo (4 a 6 linhas) dando um conselho para os pedestres apressados que ignoram o semáforo.
Sugestões de Respostas
1. Leitura e compreensão:
2. Interpretação crítica:
a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoa (Sugestão: Por pressa, impaciência ou falta de consciência dos riscos).
e) Resposta pessoal, mas deve relacionar com hábitos de travessia e comportamento dos usuários.
3. Produção textual:
(Exemplo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário