18 de mai. de 2025

Sinal Vermelho para a Pressa!

 Objetivo:

Promover a conscientização sobre a travessia segura de pedestres, ressaltando os riscos de atravessar com pressa e a importância de respeitar a sinalização.

Público-alvo:

Estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, bem como o público em geral, especialmente pedestres urbanos que enfrentam o cotidiano apressado das cidades.

1. Leitura e compreensão:

a) O que a personagem pensa no primeiro quadro?
b) Qual é o perigo que ela enfrenta ao tentar atravessar a rua correndo?
c) O que faz a personagem mudar de atitude?
d) Qual é a mensagem que ela transmite no último quadro?
e) O que representa o laço amarelo na camiseta da personagem?


2. Interpretação crítica:

a) Você já presenciou ou vivenciou uma situação parecida com a da tirinha? Como foi?
b) Por que muitas pessoas atravessam a rua mesmo quando o sinal está vermelho para pedestres?
c) O que significa a frase: "Desacelere. Seu bem maior é a vida."?
d) Que valores são trabalhados na tirinha? (ex: empatia, paciência, respeito...)
e) Como essa tirinha se relaciona com o trânsito da sua cidade?


3. Produção textual:

Escreva um pequeno parágrafo (4 a 6 linhas) dando um conselho para os pedestres apressados que ignoram o semáforo.


Sugestões de Respostas

1. Leitura e compreensão:

a) Ela pensa: “Se eu correr, ainda dá tempo.”
b) Ela corre risco de ser atropelada, pois o sinal está fechado para pedestres e um carro já se aproxima.
c) Ao observar outras pessoas atravessando com calma e segurança, ela reflete sobre sua atitude apressada.
d) Ela segura um cartaz com a mensagem: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”
e) O laço amarelo representa a campanha do Maio Amarelo, de conscientização sobre a segurança no trânsito.


2. Interpretação crítica:

a) Resposta pessoal.
b) Resposta pessoa (Sugestão: Por pressa, impaciência ou falta de consciência dos riscos).

c) Que devemos reduzir a velocidade e pensar na preservação da vida, não só como motoristas, mas também como pedestres.
d) Respeito à vida, empatia, paciência, responsabilidade.
e) Resposta pessoal, mas deve relacionar com hábitos de travessia e comportamento dos usuários.


3. Produção textual:

(Exemplo)

“Se você está com pressa, pense que alguns segundos a mais podem salvar sua vida. Esperar o sinal verde é um ato de respeito e cuidado — não só com você, mas com todos ao redor.”

Irene Rios - IA

Nenhum comentário:

Postar um comentário