Por Irene Rios
A seguir, apresento instruções de como elaborar paródias para serem utilizadas como ferramentas educativas para o trânsito.
1) Escolha a música e o tema relacionado ao
trânsito.
2) Separe cada verso em sílabas poéticas (escansão).
São chamadas
de sílabas poéticas cada uma das sílabas que compõem os
versos de uma poesia ou de uma letra de música. A contagem das sílabas de uma
poesia é diferente da contagem das sílabas gramaticais. Ela ocorre
auditivamente.
Para contarmos corretamente as
sílabas poéticas, devemos seguir as seguintes regras:
a) Não contar as sílabas poéticas que
estão após a última sílaba tônica do verso.
b) Fazer a contração da última vogal de
uma palavra com a primeira vogal da palavra seguinte.
3. Verifique
se a última sílaba do verso é tônica ou átona.
Sílaba tônica - É a sílaba mais forte da palavra,
aquela sobre a qual recai o acento tônico. Não confundir acento tônico com
acento gráfico.
Sílaba átona - Eliminada a sílaba tônica de uma
palavra, as restantes são átonas, ou seja, têm pronúncia branda.
4. Faça a
análise da distribuição das rimas.
Por exemplo:
Pela faixa da direita (A)
É proibido ultrapassar. (B)
Faça a manobra perfeita (A)
Para não se machucar. (B)
No exemplo acima, o primeiro verso rima com o
terceiro e o segundo rima com o quarto.
5. A sua letra
deve conter as mesmas características da letra original.
6. A mensagem
da letra deve ser clara e coerente.
A seguir, trabalharemos a primeira estrofe da letra da música Marcha
Soldado.
MAR
|
CHA
|
SOL
|
DA
|
DO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
|
Quatro sílabas métricas, a última sílaba
gramatical do verso é átona.
|
CA
|
BE
|
ÇA
|
DE
|
PA
|
PEL
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical
do verso é tônica.
|
QUEM
|
NÃO
|
MAR
|
CHAR
|
DI
|
REI
|
TO
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
|
Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical
do verso é átona.
|
VAI
|
PRE
|
SO
|
NO
|
QUAR
|
TEL
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
Seis
sílabas métricas, a última sílaba gramatical do verso é tônica.
|
Quanto às
rimas, o segundo verso rima com o quarto (papel com quartel).
A paródia “Ande Ciclista” foi desenvolvida mantendo as características da letra original. Veja:
AN
|
DE
|
CI
|
CLIS
|
TA
|
1
|
2
|
3
|
4
|
|
Quatro sílabas métricas, a última sílaba
gramatical do verso é átona.
|
A
|
TEN
|
TO/E
|
DE
|
VA
|
GAR
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical
do verso é tônica.
|
É
|
PE
|
LA
|
CI
|
CLO
|
VI
|
A
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
|
Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical
do verso é átona.
|
QUE
|
DE
|
VES
|
PE
|
DA
|
LAR
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
Seis sílabas métricas, a última sílaba gramatical
do verso é tônica.
|
Para manter o ritmo da letra original, é importante verificar também outras características como a repetição de palavras ou sílabas.
A seguir, outro exemplo de atividades lúdicas
que podemos desenvolver para o trânsito.
“Atirei o pau no gato-to / Mas o
gato-to / Não morreu–reu-reu...”
O final dos versos tem uma distinção especial, a repetição das sílabas. A
paródia deve apresentar estas características.
“Hoje
fui passear de carro, rro / Na cadeirinha, nha / Eu sentei, tei, tei...”
O desenvolvimento de
atividades lúdicas é viável e fundamental no desenvolvimento de instrumentos
didáticos de educação para o trânsito na infância.
RIOS, Irene. Guia Didático de Educação para o Trânsito. Editora Ilha Mágica. São José (SC), 2012.
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