Educação
para o trânsito de maneira lúdica e concreta
Irene Rios
Um dos principais objetivos da educação viária é a aquisição de conhecimentos sobre condutas seguras e éticas para o trânsito.
Para isso é necessário que haja aprendizagem, ato de adquirir e
construir conhecimentos, um processo que envolve toda a atividade do ser
humano: biológica, psicológica, social e cultural, em seus múltiplos aspectos.
Segundo Campos (2008, p. 34-36), a aprendizagem ocorre através da atividade do aprendiz,
tanto física quanto mental e emocional. Na escola, por exemplo, ela depende
muito mais da reação dos alunos aos fatores apresentados que do conteúdo dos
livros e da metodologia dos professores. É um processo dinâmico e cumulativo,
ou seja, uma ação que se estabelece entre um conhecimento já apreendido
e um novo conhecimento a adquirir. É um processo contínuo, aprendemos durante
toda a existência. É também um processo pessoal, um
não pode aprender pelo outro, e global quando envolve uma mudança de
comportamento, exigindo a participação total e global do indivíduo a fim
de que seja estabelecido o equilíbrio vital.
A aprendizagem
acontece a partir de uma motivação que desperte o interesse para um determinado
tema, deve estar de acordo com a idade do público-alvo. Nesse sentido, para
obtermos sucesso nas ações educativas para o trânsito é necessário estarmos
atentos aos tipos de conteúdos e abordagens que iremos direcionar a uma
determinada faixa etária.
Como motivar as
crianças para que elas se interessem e aprendam sobre atitudes corretas no
trânsito?
Para
obtermos sucesso nas ações de educação para o trânsito a serem desenvolvidas
junto às crianças é preciso valorizar suas características naturais e descobrir
do que elas gostam.
Na convivência com
crianças, percebemos que gostam muito de brincar. Explorar essa característica
natural da infância, usando recursos que envolvem o lúdico, é uma ótima
estratégia para a construção do conhecimento sobre atitudes corretas no
trânsito.
Se nós, adultos,
preferimos atividade lúdicas, o que dizer das crianças?
O lúdico tem sua origem na palavra latina ludus e quer dizer "jogo". Se
continuasse restrito à sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas
ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. Hoje, lúdico é muito mais, é uma
ferramenta para a aprendizagem e está associada ao sentimento de
prazer, do prazer em se fazer, realizar algo, do gostar de fazer, da alegria,
do contentamento. Um prazer que está relacionado ao interesse do aluno.
Esta
ferramenta pode e deve ser usada na educação para o trânsito, principalmente
para crianças. Podemos educar para o trânsito, combinando prazer com
aprendizagem, por meio do
desenvolvimento de atividades que envolva o lúdico.
Estive visitando a Escolinha
de Trânsito da empresa Kopp e achei muito interessante a estratégia
idealizada pela empresa para promover a educação para o trânsito.
Consiste na estruturação de uma pista,
de forma proporcional ao público infantil, caracterizada com situações
pertinentes ao convívio no trânsito, enfrentadas por pedestres, ciclistas e
passageiros. Composta de: mini–semáforo, mini–lombada, placas de sinalização,
faixa de pedestres, cones e fita zebrada.
Uma estrutura que tem o objetivo de
fazer com que as crianças assimilem as principais regras e condutas, necessárias
para um convívio seguro e cidadão no trânsito, de maneira divertida. Pode ser
implantada em algum espaço fixo ou utilizada de forma itinerante.
É uma metodologia que faz diferença
na educação viária, pois permiti aos educadores orientar os alunos com maior
clareza, a partir de situações concretas vivenciadas no trânsito. Vale a pena
conferir!
Referências
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 37ª ed.
Petrópolis. Vozes. 2008.
Escolinha
de Trânsito.
Disponível em: http://www.kopp.com.br/educacaonotransito
– acesso em 25/08/2012.
RIOS, Irene. Guia
Didático de Educação para o Trânsito. Ilha Mágica Editora. São José. 2012.
IRENE
RIOS, Mestranda em
Educação; Especialista em Ambiente, Gestão e
Segurança de Trânsito e em Metodologia de Ensino; Professora universitária de
Educação para o Trânsito, Campanhas Educativas de Trânsito e Educação de
Trânsito para Crianças e Adolescentes; Autora de artigos e livros na área de
Educação para o Trânsito.
Este tema deveria ser mais divulgado, pois o futuro do transito tambem esta com as crianças; independente do mau exemplo dos adultos.
ResponderExcluirestou montando um projeto de Cidade \Mirim para Cuiaba-MT
cordialmente
Tiao caldas